domingo, 19 de janeiro de 2014

A importância da ficha têcnica

Desvios e desperdícios comprometem o gerenciamento do restaurante e podem afundar o empreendimento. Saiba como fiscalizar e resolver algumas situações que colocam o seu negócio em risco.

Padronização

Todo restaurante precisa da Ficha Técnica para todas as preparações.  Sem padronizar as preparações é impossível saber a quantidade exata de cada ingrediente presente na receita.  Com a Ficha, qualquer colaborador que for preparar a receita saberá exatamente a quantidade dos ingredientes, o modo de preparo e o rendimento. Com isso, fica mais fácil controlar o desperdício e padronizar a apresentação, tamanho e sabor dos pratos.

Treinar a equipe para evitar o descarte desnecessário de alguns produtos também é parte importante no processo de diminuição de perdas. Às vezes, colaboradores jogam foram pedaços de frutas e legumes que ainda podem ser usados, embalagens com alguma quantidade de produto e até mercadorias pela metade. Frisar a importância do desperdício nas contas do estabelecimento e como aproveitar todas as matérias-primas integralmente torna o empreendimento mais consciente e lucrativo.

Estoque

Quando não há controle algum sobre os produtos que entram e saem do estoque, abre-se uma porta para possíveis desvios de materiais. E nem sempre a gerência se dá conta. Ou, quando percebe, já está com um rombo enorme nas contas do estabelecimento.

Controle o acesso às áreas de estocagem. Permita que apenas os funcionários responsáveis pelo gerenciamento do estoque possam transitar por ali. Estabeleça com clareza as funções de quem recebe, paga e efetua a compra de mercadorias. Uma regra básica para diminuir as possibilidades de desvio é aplicar a seguinte fórmula:  quem faz o recebimento não efetua a compra, quem efetua a compra não faz o recebimento e quem compra não faz o pagamento.

E, para evitar compras a mais e perdas de produto estocado, lembre-se sempre de seguir a ordem: Primeiro que Entra Primeiro que Sai – o PEPS. Assim você diminui a possibilidade de  perder produtos por validade vencida e garante que todo o estoque esteja sempre em condições de utilização.

DICA



O colaborador responsável pelo recebimento de mercadorias deve estar bem preparado para executar a tarefa. Conhecer os produtos e todas as especificações, saber exatamente todos os padrões de qualidade e fazer sempre uma conferência criteriosa, são ações fundamentais para evitar prejuízos ao restaurante. 

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