Composição de
cardápio
Avalie seu cardápio a fim de mantê-lo
sempre atrativo a seus clientes, com preparações novas e ingredientes
saborosos.
Para montar o seu cardápio é preciso
definir
alguns aspectos
• Qual o público do seu restaurante?
• Quanto seus clientes podem pagar por refeição?
• Qual o tipo de restaurante (vegetariano, churrascaria, lanches,
italiano, etc.)?
alguns aspectos
• Qual o público do seu restaurante?
• Quanto seus clientes podem pagar por refeição?
• Qual o tipo de restaurante (vegetariano, churrascaria, lanches,
italiano, etc.)?
Disfarce os preços
O que a maioria dos restaurantes faz com o cardápio?
Geralmente nos cardápios colocam todos os preços de seus pratos alinhados à direita, um abaixo do outro. Essa disposição facilita a comparação de preços pelo cliente e favorece a escolha de pratos mais baratos. Para que isso não ocorra, é melhor ter os
preços e cifrões colocados discretamente no final da descrição de cada produto, fazendo com que eles não fiquem alinhados e favoreçam a escolha de outros pratos, não necessariamente os mais baratos.
Outra dica importante é que os preços nunca devem ser arredondados. Se o preço do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo. O
mesmo também se aplica a restaurantes por Quilo ou Buffets. Sempre mantenha os preços em moeda local. Caso tenha foco em turistas, coloque o preço na moeda mais comumente utilizada (dólar, euro, libra, etc.).
O que a maioria dos restaurantes faz com o cardápio?
Geralmente nos cardápios colocam todos os preços de seus pratos alinhados à direita, um abaixo do outro. Essa disposição facilita a comparação de preços pelo cliente e favorece a escolha de pratos mais baratos. Para que isso não ocorra, é melhor ter os
preços e cifrões colocados discretamente no final da descrição de cada produto, fazendo com que eles não fiquem alinhados e favoreçam a escolha de outros pratos, não necessariamente os mais baratos.
Outra dica importante é que os preços nunca devem ser arredondados. Se o preço do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo. O
mesmo também se aplica a restaurantes por Quilo ou Buffets. Sempre mantenha os preços em moeda local. Caso tenha foco em turistas, coloque o preço na moeda mais comumente utilizada (dólar, euro, libra, etc.).
O design é crucial. A melhor opção é por um layout simples e com fontes clean. Só coloque fotos se elas forem mais bonitas que o prato em si. Se a foto for amadora, o efeito é contrário, não estimula a vontade de comer.
Um cardápio de página dupla é sempre a melhor opção para levar o cliente aos
melhores pratos. A leitura num cardápio de página simples é vertical, mais fácil de comparar preços. Por outro lado, a leitura de um cardápio de página dupla é mais complexa, nos obriga a olhar para vários lugares e, com isso, possibilita colocar
os produtos mais rentáveis em partes estratégicas, por exemplo, no canto superior direito.
Fonte:UFS
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