domingo, 19 de janeiro de 2014

Filas de espera



Em datas especiais, ou  dias de grande movimento como  fim  de semana, as filas de espera costumam ser longas e demoradas. Muitas famílias já saem de casa preparadas para as horas que passarão ali na calçada ou no salão, mas outras já chegam impacientes, ansiosas pelo rápido atendimento. A solução nem sempre é reduzir o tempo de espera, mas saber gerenciá-lo.

Menor percepção do tempo

Esperar não precisa ser um momento entediante e chato. Por isso, é fundamental transformar estes minutos e horas em algo minimamente prazeroso. Nem sempre dá para separar um espaço da casa para os clientes em espera ou acomodar toda a fila em banquinhos. Procure, ao menos, acomodar as pessoas em local coberto, protegidas do sol. Se a calçada permitir, coloque mesinhas altas,  e algumas cadeiras  mais confortável para pessoas mais idosas ou  crianças.

Oferecer algumas bebidas e entradinhas ajuda a enfrentar as horas sem tanto estresse. E o restaurante ainda fatura com mais este consumo. A maneira como o cliente percebe o tempo pode ser maior ou menor que a realidade do relógio. Ofereça a experiência de pequenos prazeres (em forma de drinks, aperitivos, música e até wi-fi aberto) para amenizar a sensação de impaciência causada pela espera.

Informações concretas

Seja claro e o mais preciso possível sobre o tempo de espera para liberação de mesas. Dar informações honestas deixa o consumidor mais tranqüilo e capaz de decidir o que fazer com este tempo.

Regras

Acomode sempre quem chegou primeiro e evite aglomerações na porta do restaurante. Quando alguém que efetuou reserva chegar, leve a pessoa imediatamente à mesa reservada, para evitar tumulto.

Serviço

O serviço oferecido durante a refeição (após o tempo na fila) ajuda a neutralizar as sensações ruins da espera. Se o dia vivido no restaurante for prazeroso e bem sucedido, o tempo gasto na fila se tornará secundário.

DICA


Ninguém gosta de passar horas na fila, à espera de uma mesa. Uma forma de amenizar e colocar uma recepcionista,  e trabalhar  em  conjunto  com o  Maitrê,  que tem  a visão  geral de dentro  do  restaurante, os garçons devem   sempre informar quando  uma determinada mesa esta saindo  ou  pagando a sua conta ao Maitrê ou  gerente  agilizando  assim  a  limpeza  da nova mesa.

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