Em datas especiais, ou dias de grande movimento como fim de
semana, as filas de espera costumam ser longas e demoradas. Muitas famílias já
saem de casa preparadas para as horas que passarão ali na calçada ou no salão,
mas outras já chegam impacientes, ansiosas pelo rápido atendimento. A solução
nem sempre é reduzir o tempo de espera, mas saber gerenciá-lo.
Menor percepção do tempo
Esperar não precisa ser um momento
entediante e chato. Por isso, é fundamental transformar estes minutos e horas
em algo minimamente prazeroso. Nem sempre dá para separar um espaço da casa
para os clientes em espera ou acomodar toda a fila em banquinhos. Procure, ao
menos, acomodar as pessoas em local coberto, protegidas do sol. Se a calçada
permitir, coloque mesinhas altas, e
algumas cadeiras mais confortável para pessoas
mais idosas ou crianças.
Oferecer algumas bebidas e entradinhas
ajuda a enfrentar as horas sem tanto estresse. E o restaurante ainda fatura com
mais este consumo. A maneira como o cliente percebe o tempo pode ser maior ou
menor que a realidade do relógio. Ofereça a experiência de pequenos prazeres
(em forma de drinks, aperitivos, música e até wi-fi aberto) para amenizar a
sensação de impaciência causada pela espera.
Informações concretas
Seja claro e o mais preciso possível
sobre o tempo de espera para liberação de mesas. Dar informações honestas deixa
o consumidor mais tranqüilo e capaz de decidir o que fazer com este tempo.
Regras
Acomode sempre quem chegou primeiro e
evite aglomerações na porta do restaurante. Quando alguém que efetuou reserva
chegar, leve a pessoa imediatamente à mesa reservada, para evitar tumulto.
Serviço
O serviço oferecido durante a refeição
(após o tempo na fila) ajuda a neutralizar as sensações ruins da espera. Se o
dia vivido no restaurante for prazeroso e bem sucedido, o tempo gasto na fila
se tornará secundário.
DICA
Ninguém gosta de passar horas na fila,
à espera de uma mesa. Uma forma de amenizar e colocar uma recepcionista, e trabalhar
em conjunto com o Maitrê, que tem a visão
geral de dentro do restaurante, os garçons devem sempre informar quando uma determinada mesa esta saindo ou
pagando a sua conta ao Maitrê ou gerente agilizando assim a limpeza da nova mesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Alinaldo Moura deseja saber os seu comentário: